COMENTANDO POST

A muito tempo venho pedindo a Adriana para publicar os Comentários do em forma de Post. Acredito que aprendemos muito mais com os debates e as duvidas exposta pelos colegas, como se o questionamento do amigo nos abrisse um novo aspecto do texto, proporcionando um conteúdo novo as nossas vidas. Sem contar que pode, para muitos, passar despercebido um conteúdo precioso por estar nos bastidores das postagens.

Essa Postagem de hoje é como idealizávamos, espero ser a primeira de muitos Post neste mesmo aspecto, claro que para isso e indispensável à participação de todos.

Muito obriga meninas por esse presente maravilhoso, saúde, paz e muita harmonia na vida de todos, fiquem com Deus.

***************************

Comentando AS MESAS GIRANTES

disse...

Quanto a sua matéria de hoje, eu por algumas vezes quando estava no colégio participei. Por aqui chamávamos de brincadeira do copo, é mais ou menos igual a descrição.Quando certa vez a mãe de uma de minhas amigas que era Espírita nos proibiu de fazer tal coisa, disse que era muito sério para que nos continuássemos com aquilo. Será que se trata do mesmo assunto?Querida mil beijinhos e fique na paz do Senhor!


Adriana disse...

Oi Rô!Acredito que vc tenha se confundido um pouco. Entendi o seu raciocínio comparando o fenômeno das ‘mesas girantes’ com a famosa ‘brincadeira do copo’. Talvez, de fato, ambos utilizem o mesmo princípio, já que contam com o concurso dos espíritos, mas são casos completamente diferentes.

As ‘Mesas Girantes’ eram ocorrências comuns em uma época onde estavam começando a surgir as comunicações com os espíritos, que na verdade ocorreram sempre na história da humanidade, como a Carol está mostrando muito bem aqui, mas nesse caso, eram comunicações sérias, que chamavam a atenção da sociedade, tanto que o pedagogo Hippolyte Léon Denizard Rivail (que conhecemos por Allan Kardec) interessou-se pelo acontecimento, já que estudava há muitos anos os fenômenos do Magnetismo Animal (descoberto por Franz Mesmer), como forma de observação e pesquisa, desde que o próprio já encontrava-se com a ‘divina’ missão de ser o Codificador da Doutrina dos Espíritos. Pode-se, pois, dizer que as mesas girantes representam o ponto de partida da Doutrina Espírita.

Hoje em dia achamos comuns as manifestações como as de escrita (psicografia), tão famosas através de Chico Xavier. Na época de Kardec, as coisas não começaram assim. Não que os espíritos não tivessem capacidade, mas sim porque os homens talvez não estivessem preparados ainda. Por isso as coisas foram evoluindo aos poucos. Tanto que hoje não vemos mais acontecerem as ocorrências das mesas. Bom, para que os fenômenos das mesas girantes ocorressem, era necessária a presença de um ou mais médiuns no ambiente, já que os espíritos sempre precisam do concurso dos encarnados.

Quanto a ‘brincadeira do copo’, não pode nunca ser levada com seriedade, me desculpem aqueles que realizam. Entendo que o que move as pessoas, muitas vezes, é a curiosidade, pois muita gente se interessa mais pelos fenômenos mediúnicos do que pela essência dos ensinamentos do Espiritismo. Aliás, essa prática nunca foi recomendada dentro da Doutrina. Sabemos que muitas crianças, inclusive, acabam realizando, mais pela inocência, mas sem dúvida ela é prejudicial.

Devemos ter cuidado, pois essas comunicações ocorridas na 'brincadeira do copo' muitas vezes são reais, mas os espíritos que utilizam desse tipo de artifício para se comunicar, geralmente são os despreparados, os embusteiros, que jamais poderão passar mensagens sérias. Inclusive, muitos utilizam falsas identidades para se divertir com a credulidade alheia, como, por exemplo, afirmar que é algum parente falecido, ou que é o ‘satanás’...

Sabemos que, infelizmente, no plano espiritual, existe toda uma população de espíritos, alguns mais, outros menos evoluídos, já que cada um é aquilo que deseja ser, a morte não transforma ninguém em “santo”, já que significa apenas uma mudança de plano. Por isso, muitos espíritos encontram-se perdidos, perambulando no plano físico da Terra, em contato permanente conosco, sendo atraídos pelos nossos pensamentos, bons ou ruins. Assim, aqueles que são rebeldes, que ainda encontram-se ligados a pensamentos negativos, que se comprazem em fazer o mal, acabam ligando-se a esse tipo de coisa, como a ‘brincadeira do copo’, que tantas pessoas desavisadas, curiosas ou céticas ainda insistem em fazer... E os espíritos enganadores divertem-se com isso, com suas brincadeiras de mal gosto, às custas do medo e da inexperiência das pessoas...

O contato com o mundo espiritual é perfeitamente natural e normal, mas, como tudo na vida, deve obedecer a certas normas de segurança. Aliás, os Espíritos não são nossos ‘escravos’, como muitos pensam, não vivem para nos servir. Pelo contrário, são pessoas como nós, mas que se encontram ‘do outro lado da vida’, no plano espiritual, nossa verdadeira morada, de onde todos viemos e para onde retornaremos um dia, podendo retornar ao plano físico da Terra, em outra oportunidade, se for preciso, de acordo com a lei da Reencarnação.

Recomendo a todos que se interessem por esse tema, estudar atentamente o “Livro dos Espíritos” e o "Livro dos Médiuns”, de Allan Kardec. Só através do estudo sério é que podemos compreender como ocorrem os fenômenos mediúnicos, suas causas e mecanismos. E veremos que trata-se de um coisa muito séria.

Desculpe-me, Rô, se o comentário pode parecer meio “duro”, mas não é nada com vc, sei que vc é séria, está lendo, estudando, e respeita o Espiritismo, mas, sempre que faço algum comentário, penso naqueles que poderão ler e, de alguma forma, se beneficiar com as informações passadas na resposta. Acho que muitas pessoas têm preconceito em relação ao Espiritismo ou porque não conhecem ou porque o Espiritismo não lhes foi apresentado da forma devida, por isso ocorrem tantas confusões e mal-entendidos...

Beijos, Rô e Carol!!

11 comentários:

disse...

Aheee!Carol!

Agora que eu entendi...rsrs...
Comentários assim eu já tinha visto em vários blogs, mas só olhava, e pensava - Como será que se faz isso meu Pai?
Valeu Carol, agradeço também a essas meninas lindas, maravilhosas e poderosas que fazem parte do nosso caminho e da estrada de nossas vidas.
Eu também agradeço muito obrigada meninas!
Agora sim que esse blog que ficou mais maravilhoso ainda, porque também concordo com você, os comentários são tão exelentes que valem por um post...
Beijos no coração e muito obrigada mesmo!
Fique em paz e na paz do Senhor!

Du disse...

Ficou perfeito, Carol, ótima idéia! A Adriana é realmente uma professora, das mais pacientes e dedicadas! Eu a admiro muito por isso.
Só eu já fiz tantas perguntas, que...aff! Só ela mesma pra não perder a paciência, é uma abençoada!

Beijos pras duas!

Carol disse...

Rô e Du ....
Que bom que vcs gostaram, eu sempre quis fazer isso e agora então... rsrsrsr
Beijo nos corações de vcs, fiquem com Deus!

Adriana disse...

Meninas, adoro vcs!! Rô e Du, obrigada pelo carinho!!!

Carol, mulher, esse post ficou muito bom!!! Nossa, quando vc me falou ontem não imaginava nem como fazer, nem como ficaria, e agora vejo que essa idéia é mesmo muito boa! Parabéns, adorei!!! E, de quebra, vc ainda fez uma propaganda básica do Magnetismo! Rsrs. Obrigada, amiga!

É como eu sempre digo: adoro responder os comentários. Faço sempre tudo com muito boa vontade, de acordo com o que sei. Claro que não sei de tudo, ninguém sabe mesmo, mas acho que o pouco que sabemos devemos compartilhar com os amigos, assim como ouvir sempre o que eles têm a nos dizer. Essa troca é que nos engrandece...

Carol, eu tenho um monte de comentários desse tipo que foram feitos lá no Espírita na Net, se vc não se importar, já que foram feitos lá e não aqui, vc pode colocar no Oficina, já que vc iniciou esta série “Comentando POST”. O que vc acha? Se quiser, o serviço é teu! ;) Rsrsrs... (é só me dizer, que te passo tudo direitinho por e-mail, tá?!)

Ah, e por favor, todos comentando, que assim é que se aprende! :) Beijos!!!

Jeanne disse...

Achei ótima esta tua idéia, a Adriana é mesmo muito séria nestas questões, e concordo com ela, todo o cuidado é pouco em se tratando de internet, já que tem muitos leigos (da doutrina) lendo nossos blogs, o que é ótimo!
Até aproveito pra deixar uma sugestão que não posso fazer no meu blog que é frequentado mais por leigos da doutrina, que seria um debate aberto, tu realizando no teu blog ou a Adriana no dela, colocariam um assunto sem no entanto esgotar o assunto, deixando espaço para um debate onde cada um colocaria sua opinião mesmo sem o conhecimento profundo do assunto.
Para isto seria interessante um assuunto bem polêmico,acredito muito na diversidade de idéias...
Fica a sugestão.
beijos

NANA disse...

OLÁ!
A Dri me indicou esse cantinho e cá estou eu!
É uma idéia ótima de publicar os comentários, pois são uma extensão da leitura e aprendemos muito através deles.
dei uma passada rápida em outros post e fiquei muito curiosa.
Vou linkar e voltar sempre.

Beijinhos

NANDO DAMÁZIO disse...

Gente, essa era uma resposta ao comentário da Rô ?? Mas ficou um post perfeito !!
Parabéns pela concepção e execução da idéia, Carol, ficou um trabalho excelente .. Tanto da Drica, que escreveu, quanto seu que organizou e reproduziu !!

Eu não sabia sobre as mesas girantes, valeu o aprendizado da leitura ..
Abraços, Carolzinha e Driquinha !!

Adriana disse...

Olá, amigos!!! Como colaboradora da Carol, estou respondendo aqui o comentário de vocês:

. Jeanne => Sabe, acho que todos já perceberam que levo mesmo muito a sério tudo o que se trata da nossa Doutrina. Acho que seriedade e disciplina são fundamentais em tudo na nossa vida. Também acho muito bom que cada vez mais as pessoas estejam entrando em contato com o Espiritismo. A sua opinião é ótima, a Carol já pensou nisso mesmo, já comentou comigo, fica a dica, acho que ela irá fazer mesmo algo desse tipo! Eu, com certeza, participarei, sem falta! Também valorizo muito a troca de idéias, pois acho que aprendemos muito dessa maneira. E temas polêmicos é o que não falta, não é mesmo? ;)

. Nana => Olá! Obrigada por ter vindo. Fico muito feliz em vê-la aqui também! Em meu nome e da Carol, te dou as boas-vindas!!

. Nando => Que bom que vc gostou! Vc sabe o quanto gosto de comentários, né? Rsrs. E uma dúvida como a da Rô, eu não poderia deixar de responder! Quanto ao post da Carol, ficou mesmo muito bom, eu não teria feito melhor!... Ah, passa sempre por aqui, a Carol está fazendo um excelente trabalho apresentando o histórico da Doutrina Espírita. Acho importante que a gente conheça como tudo começou!...

Obrigada a todos, voltem sempre e participem!!!

Abraços fraternos...

Carol disse...

Boa Tarde queridos amigos!

Dri.... => Anjo meu!Confesso que o barro foi se moldando! Achei importante colocar os caminhos, como as pessoas podem conhecer e saber sobre o que você estava falando, mas como não poderia deixar de ser “vendi nosso peixe”. Estou me ofereço pra publicá-los, todos ! Vc mas que ninguém sabe como eu sou rato de coxia, adoro os comentários, já esta ate me dando urticária só de pensar.... rsrsrsrsrsrsrsrs
Muito obrigada pela grande parceria!

JEANE = > Sua idéia é excelente, essas coisas são comigo mesma, adoro um bom debate. Quero amadurecer essa idéia, conto com vc para montar esse projeto!

NANA = >Quem bom ter vc também aqui! Obrigada novemante.Fique logo sabendo que vc é forte candidata a sair em um dos “COMENTANDO POST”, eu vi como vc é perspicaz, sua participação foi importantíssima no debate dobre casamento, parabéns!

Nandolã =>Que saudade de tu nego! Serio mesmo!Obrigada pelo elogio, você e a Dri estão me estragando, um dia ainda serei como vocês!

********************

A todos um grande abraço, fiquem com Deus!
Ps : Olha o que a Adriana falou .... COMENTANDO SEMPRE, SEMPRE!
BJS!

Sonhos de Crochê disse...

O BOM disso tudo é ter um espaço para o aprendizado. Todos estão de parabéns! Precisamos (EU) muito de informações e sérias a respeito de nossa doutrina.
Adorei!
Bjs

Carol disse...

Rita de Cássia!!!
Eu concordo muito com vc aprendendo sempre, aqui e com muitos dos nossos amigos, todos juntos! Bj, fica com Deus!