Comentando POST

COMENTÁRIOS....

Claudia Pit disse...

Oi Adriana, muito esclarecedor o seu testo; mas me resta - ainda - uma duvida:
Praticar a eutanásia seria crime contra a vida?.. digo, se eu autorizasse a realização em mim estaria praticando um suicídio??
Outra pergunta (perdoe-me a ignorância): No caso de retirada de órgão - como no meu caso que precisei retirar o útero, existe alguma perda para o espírito?... No meu entender não, mas convivo com pessoas que muitas vezes criticam essas cirurgias!
Obrigada bjs
Cláudia

Adriana disse...

Olá Cláudia!! Tudo bem?

Olha, sobre o tema ‘eutanásia’, recomendo que vc dê uma olhada em um texto de Emmanuel, aqui no blog, presente no tema/marcador “
Eutanásia”, que fala justamente sobre o que vc perguntou.

Bom, entendo que a eutanásia sempre será um atentado contra a vida e contra as leis de Deus, uma vez que não temos o direito de julgar ou escolher qual a hora “certa” de “partir”. Sendo assim, quem pratica como médico ou familiar, pode sim, ser considerado um homicida, e aquele que deseja a realização, como vc perguntou, pode sim ser considerado um suicida. Esse é o meu ponto de vista, pela visão espiritual. Agora, juridicamente falando, pelo que eu sei, a eutanásia é um ato considerado crime, previsto no Código Penal, Artigo 122 (Induzimento, Instigação ou Auxílio ao Suicídio), sendo considerado um crime contra a vida.

Essa questão é mesmo complicada, entra aí em discussão o direito à vida, como um bem maior protegido pelo Estado, a situação dos médicos perante a Lei, os parentes que vez ou outra, por inúmeros motivos que não me cabe questionar, desejam o desligamento dos aparelhos dos doentes (muita gente confunde morte cerebral com coma), além do próprio doente, que muitas vezes deseja a morte...

Penso que tudo seria bem melhor resolvido se todos passassem a enxergar essa questão com uma visão menos materialista, assim, toda dor, toda doença prolongada, seriam encaradas não como um “sofrimento inútil”, mas sim como algo que serve de aprendizado para todos os envolvidos. Mas entendo que todos nós temos o direito de decidir o que fazer em relação ao nosso corpo, já que o próprio Deus nos deu o livre-arbítrio. Mas sabemos que, um dia, todos nós teremos que resgatar nossas dívidas perante a Justiça Divina e, principalmente, perante nós mesmos..


Quanto à sua outra pergunta, pode ficar tranqüila, pois uma cirurgia de retirada de órgãos, no meu entendimento, não representa absolutamente perda alguma para o espírito!Ora, pior seria conviver com um órgão ‘defeituoso’, que estivesse causando problemas maiores à organização fisiológica como um todo, podendo causar danos em outros órgãos e até levar à morte prematura, não é mesmo?

Nos casos de retiradas de órgãos para doação, se não for prejudicar a saúde de quem doa, entendo que é uma atitude extremamente louvável e até recomendável, já que é um ato de extremo amor retirar de si mesmo para auxiliar o próximo.A Medicina existe para nos auxiliar, tenha certeza que nada no Mundo acontece sem a devida permissão Divina, em tudo vemos a bondade de Deus. Se existem técnicas cirúrgicas, que possibilitam a retirada de órgãos doentes, e se sabemos que essas cirurgias são necessárias, em muitos casos, então temos todo o direito de utilizá-las, sem qualquer prejuízo para o nosso corpo espiritual!... Críticas sempre existirão, em tudo na vida, mas se estamos tranqüilos com a nossa consciência, não devemos nos importar com elas...

Sobre esse assunto, tenho algo a acrescentar: certa vez, um médico indagou a opinião de Chico Xavier sobre a questão da correção de problemas estéticos, através de cirurgia plástica, tendo em vista os resgates reencarnatórios. Vejamos a resposta dada pelo médium e que foi publicada no livro “Lições de Sabedoria”:
“Nós pensamos, com os amigos que se comunicam conosco, que nem toda provação deve perdurar durante a existência inteira. Chega o momento em que essa provação pode ser extinta e renovada para o bem, reformada para a felicidade da criatura. A cirurgia plástica regeneradora é uma ciência que vem em benefício de nós outros, porque muitos de nós precisamos do rosto mais ou menos bem composto, das pernas fortes, ou mesmo de outros sinais morfológicos do corpo corretos para cumprir bem a tarefa.”
Olha, não precisa se desculpar! Pode perguntar o que quiser! Todos nós somos ignorantes em algo, afinal, ninguém sabe de tudo, não é mesmo? Além disso, adoro responder! ;)
Beijos!!! Felicidades!!!
***

Obrigado amigos pela participação de todos!

Se você gostou vai lá ver, tem muito mais!!

Carol



7 comentários:

Anônimo disse...

Oi Carol, obrigada por me visitar!
A resposta da Adriana foi muito esclarecedoura e pôde me ajudar a resolver algumas duvidas que ainda tinha.
Como foi dito, também acredito
que nada no Mundo acontece sem a devida permissão Divina...
Obrigada!!!

Bjs
Cláudia

disse...

Olá minha querida, linda meu coração!

O colinho da vovó tem sempre um lugarzinho vago, principalmente para as pessoas que me são tão querida como você!
Amiga, adorei o poste, achei maravilhosa essa idéia de deixar os comentários assim, principalmente porque com os esclarecimentos da Adri são fantásticos, a cabecinha da vovó aqui parece que abre e tudo fica tão mais claro.
To meio sumida porque estou fazendo alguns exames por conta daquele tombo e levei, lembr? Acho que vou ter que fazer uma cirurgia no meu joelho, rompi ligamentos, estc e tal,,,fiquei brava pois detesto ficar na cama, sou ligada no 320 como dizemos por aqui, não sou mulher de ficar parada olhando o tempo passar e muitos precisar de pessoas para me ajudar, mas ainda bem que meu maridão me dá o maior apoio e também tenho minha mamãe, ela tem 74 anos mais tem um pique, creio que sei para quem puxei...
Logo mais à tarde vou buscar o resultado dos exames, depois conto o que vai ser da vovó.
Grandes beijinhos em seu coração, por favor ora por mim, e vem pro meu colinho quando quizer minha casa estará sempre de portas abertas para toda(os) vocês.
Amiga, te amo muitooooo!!!

Carol disse...

Cláudia*** sua participação é fundamental, seu cantinho é cheio de charme, parabéns !!

Rô*** Fica tranqüila que vai dar tudo certo, sempre oramos por vc, Jesus esta contigo! Bjs!

Anônimo disse...

maravilhoso, como sempre, as respostas da Adriana equivalem a verdadeiros artigos espiritas...
quanto à cirurgia reparadora, está no evangelho segundo o espiritismo, não lembro o capitulo, que tem uma pergunta: será licito a alguem por fim a uma prova de outrem? e ai fala que deconhecendo os designios divinos, não nos cabe julgar e sim, ajudar sempre o semelhante a vencer suas provas!
o evangelho tem todas as respostas, por isto Jesus é considerado o maior terapeuta de todos os tempos...
beijos

Carol disse...

Jeanne ♪♫
Eu concordo plenamente! Gosto demais das explicações da Adriana, não tem quem não aprenda depois dela explanar o assunto, a fluência e única!
Por falar no Evangelho: Vc reconheceu a busca aleatória aqui na Oficina?
Eu gostei muito. Rsrsrs
Muito Obrigada.
Beijo no seu coração

Adriana disse...

Olá amigas!!

Cláudia, Rô, Jeanne, Carol,

Obrigada pelo ‘crédito’. Rsrs. Mas creio que eu não faço mais do que a minha obrigação. Gosto de responder, é verdade, mas também acho que dessa forma posso ajudar aqueles que me procuram, tirando suas dúvidas, já que leio muitos textos espíritas e sei que muita gente não lê, ou se lê, às vezes não compreende. Além disso, nós sabemos que a fé sem obras não vale muita coisa, não é mesmo? Com isso espero estar dando uma (pequena) parcela de contribuição na divulgação da Doutrina Espírita...

Mas, gente, por favor, assim vcs me deixam constrangida, afinal, todos nós aqui temos a mesma capacidade... Estamos todos nos mesmo nível... Cada um da sua forma... Portanto, vamos debater mais, vamos comentar mais, perguntando e respondendo também, afinal, assim é que aprendemos! Todos juntos! :)

************

Carol, eu reconheci a busca aleatória do Evangelho que vc colocou aqui!! E adorei!! Já tinha visto o link no blog da Jeanne e havia visitado o site. Ficou muito bom da forma que vc fez aqui! É como a Jeanne falou, o Evangelho de Jesus tem todas as respostas!... Busquemos então!

Beijos!!!

Dulce Miller disse...

Eu já tinha lido essa "aula" da Adri lá no Espírita, mas aqui ficou mesmo com cara de post! Muito bom!

Beijão