Doutrina dos Espíritos

Recados e Imagens - Paisagens - Orkut


O que é uma Doutrina?


- Doutrina é um conjunto de princípios que servem de base para um sistema de idéias. O direito, por exemplo, é baseado em princípios doutrinários como aquele que afirma: “todos são iguais perante a lei”, ou “não se deve penalizar o mesmo réu duas vezes pela mesma falta”.


O Espiritismo é o conhecimento e a prática dos princípios da Doutrina dos Espíritos que as pessoas conseguem entender e aplicar no seu dia a dia.


Estes princípios são, Deus como o fundamento do fundamento da vida; Jesus como exemplo de comportamento; reencarnação como oportunidade de voltar ao polisistema material para aplicar e ampliar o conhecimento; o livre arbítrio como meio de permitir o aprendizado da liberdade com responsabilidade e a mediunidade como meio de comunicação entre o polisistema material e o polisistema espiritual.


Quanto mais estudamos, mais compreendemos que a Doutrina dos Espíritos faz parte do existente. Allan Kardec fez uma enorme contribuição para com a humanidade ao descobrir e registrar seus princípios.


Entendemos que a Doutrina dos Espíritos não está pronta, pois o conhecimento se expande continuamente. O estudo da Doutrina dos Espíritos em torno dos eixos; filosofia, ciência e religião nos permite tecer a unidade do conhecimento de forma transdiciplinar e ir compreendendo os seus princípios e suas relações de causa e efeito.


A Doutrina dos Espíritos quer ajudar o ser a revelar-se a si mesmo.



Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas

3 comentários:

Nando Damázio disse...

Gostei das informações, nossa vida deve mesmo ser seguida com doutrina e a Doutrina Espírita é uma grande benção revelada pelo Mestre através de Kardec !!

Beijo, Carol !!

Adriana disse...

Para mim a DE é perfeita. Claro que existem muitas outras doutrinas, religiosas ou não, que devem ser estudadas e respeitadas, cada uma tem algo a acrescentar, mas creio que a DE une tudo aquilo que nós precisamos saber para viver uma vida digna, avançando sempre em nosso caminho evolutivo.

Adorei o post, Carol! Adoro essas imagens se mexendo! ;) rsrs

Beijos!!!

Carol disse...

Nando, Dri => Realmente a Doutrina Espírita e a Vida em sua plenitude. Como o mundo seria melhor se todos tentássemos seguir seus ensinamento, que nada mais são que o Evangelho de Jesus Cristo.

Fiquem na Paz, Beijos!