Estudando Juntos...

Que a paz de Jesus esteja no coração de todos!

Falamos nessa semana sobre Paixão.

Ah! A paixão! Feliz daquele que escapa dos seus ardis!

Vamos ao LIVRO DOS ESPÍRITOS....

907 O princípio das paixões, sendo natural, é mau em si mesmo?

– Não. A paixão está no excesso acrescentado à vontade, já que o princípio foi dado ao homem para o bem, e as paixões podem levá-lo a realizar grandes coisas. É no seu abuso que está a causa do mal.

908 Como definir o limite em que as paixões deixam de ser boas ou más?

– As paixões são semelhantes a um cavalo, que é útil quando é dominado e perigoso quando domina. Reconhecei que uma paixão torna-se perigosa no momento em que deixais de governá-la e resultar qualquer prejuízo para vós ou para os outros.

As paixões são como alavancas que aumentam dez vezes mais as forças do homem e o ajudam na realização dos objetivos da Providência; mas se ao invés de dirigi-las o homem se deixa dirigir por elas, cai no excesso e até mesmo a força que em sua mão poderia fazer o bem volta-se sobre ele e o esmaga.

Todas as paixões têm seu princípio num sentimento ou necessidade natural. O princípio das paixões não é, portanto, um mal, uma vez que repousa sobre uma das condições providenciais de nossa existência. A paixão, propriamente dita, conforme habitualmente se entende, é o exagero de uma necessidade ou de um sentimento. Está no excesso e não na causa; e esse excesso torna-se mau quando tem por conseqüência um mal qualquer.

Toda paixão que aproxima a pessoa da natureza primitiva a afasta de sua natureza espiritual. Todo sentimento que eleva a pessoa acima da natureza primitiva revela a predominância do Espírito sobre a matéria e a aproxima da perfeição.

910 O homem pode encontrar nos Espíritos uma assistência eficaz para superar suas paixões?

– Se ele orar a Deus e a seu protetor com sinceridade, os bons Espíritos certamente virão em sua ajuda, porque é missão deles. (Veja a questão 459.)

***

Amar é maravilhoso! Mas para amar a outro temos que saber amar a nos mesmo...

Muitas faltas que cometemos passam despercebidas por nós; se, de fato, seguindo o conselho de Santo Agostinho, interrogarmos mais freqüentemente nossa consciência, veremos quantas vezes falhamos sem perceber, por não examinar a natureza e a motivação de nossos atos. A forma interrogativa tem alguma coisa de mais preciso do que o ensinamento do “conhece-te a ti mesmo”, que freqüentemente não se aplica a nós mesmos. Ela exige respostas categóricas, por um sim ou um não, que não deixam alternativa; são igualmente argumentos pessoais, e pela soma das respostas pode-se calcular a soma do bem e do mal que está em nós

Obrigada pela interação de vocês no nosso aprendizado sobre Paixões, em particular meu abraço fraterno a minha querida ... Vó... Mãe... Amiga e irmã... QUERIDA, ACALMA TEU CORAÇÃO, CONTINUA ORIENTANDO PELA GRAÇA DO SENHOR E DEIXA QUE O CAMINHO NOS ENSINE A ANDAR, BEM SEI QUE COMO MÃE QUEREMOS PROTEGER NOSSOS FILHOS DOS DISSABORES DA VIDA, MAS SÃO ELES(NOSSOS FILHO) FILHOS PRIMEIRO DE DEUS, E ELE SABE QUAL O MELHOR PARA CADA UM DE NÓS.

***






Valeu Anselmo pelo Selaço!






Deus esteja com todos vocês!

2 comentários:

disse...

Bom dia minha linda!

Vovê não calcula como suas mensagens dessa semana me fizeram bem, abriram minha mente e meu coração.
E como você disse eu acalmei meu coração, e entreguei nas mãos do Senhor, pois só ele pode tudo e Ele sabe o que é bom para seus filhos. MAs é que as vezes eu me esqueço que os filhos não são nossos Carol, e peso a Deus que perdoe.
Muito, muito obrigada Carol por você nesta semana ter sido meu anjo da guarda e instrumento do Senhor para me guiar.
Que Deus te abençoe minha querida!
Adoro-te!
Muitos beijos nesse seu lindo coração abençoadao.

Carol disse...

Querida Rô
Eu tenho um amigo muito querido que me diz a coisa mais certa do mundo:
Tudo que eu falo pra ele, quando ele esta com problema, depois ele me repete.
E assim nós vamos nos auxiliando em nossa vidas... de alguma forma a vida vai nos dando bagagem pra resolver nossos problemas da melhor forma possível, mas no momento de crise parece que nos fala chão e esquecemos de tudo que já foi aprendido... então nossos anjos guardiões nos fala a coisa que é a mais óbvia do mundo, mas que a cegueira do desespero não nos deixa ver: CONFIA NO QUE TUDO SABE! TUDO EM NOSSAS VIDAS CONCOREM PARA O MELHOR, AGUARDEMOS NA PROVIDENCIA DIVINA.
Beijo!