Guardai-vos da Avareza


Então lhe disse um homem da plebe: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo da herança. Porém Jesus lhe respondeu: Homem, quem me constitui a mim juiz, ou partidor, sobre vós outros? Depois lhe disse: Guardai-vos e acautelai-vos de toda avareza, porque a vida de cada um não consiste na abundância das coisas que possui. Sobre o que lhes propôs esta parábola, dizendo: O campo de um homem rico tinha dado abundantes frutos, e ele revolvia dentro de si estes pensamentos, dizendo: Que farei, que não tenho onde recolher os meus frutos? Farei isto, disse ele: derrubarei os meus celeiros e os farei maiores; e neles recolherei todas as minhas novidades, e os meus bens. E direi à minha alma: Alma minha, tu tens muitos bens em depósito para largos anos: descansa, come, bebe, regala-te. Mas Deus disse a este homem: Néscio, esta noite te virão demandar a tua alma, e as coisas que tu ajuntaste, para quem serão? Assim é o que entesoura para si, e não é rico para Deus. (Lucas, XII: 13-21).


*******

Não podeis servir a Deus e a Mamon; guardai bem isto, vós que sois dominados pelo amor do ouro, vós que venderíeis a alma para enriquecer, porque isso poderia elevar-vos acima dos outros e proporcionar-vos o gozo das paixões. Não, não podeis servir a Deus e a Mamon! Se sentirdes, portanto, vossa alma dominada pelas cobiças da carne, apresse-vos em sacudir o jugo que vos esmaga, pois Deus, justo e severo, vos perguntará: Que fizeste, ecônomo infiel, dos bens que te confiei? Empregaste essa poderosa fonte das boas obras unicamente na tua satisfação pessoal?

Mas qual é, então, o melhor emprego da fortuna? Procurai nestas palavras: “Amai-vos uns aos outros”, a solução desse problema, pois nelas está o segredo da boa aplicação das riquezas. O que ama o seu próximo já tem a sua conduta inteiramente traçada, pois a aplicação que agrada a Deus é a da caridade. Não essa caridade fria e egoísta, que consiste em distribuir ao redor de si o supérfluo de uma existência doirada, mas a caridade plena de amor, que procura a desgraça e a socorre sem humilhá-la. Rico, dá do teu supérfluo; faze ainda mais; dá do teu necessário, porque o teu necessário é também supérfluo, mas dá com sabedoria. Não repelias o pranto, com medo de seres enganado, mas vai à origem do mal; ajuda primeiro; informa-te depois, para ver se o trabalho, os conselhos, a afeição mesmo, não seriam mais eficazes do que a tua esmola. Difunde ao teu redor, com a abastança, o amor do trabalho, o amor do próximo, o amor de Deus. Põe a tua riqueza sobre uma base segura e que te garantirá grandes lucros: a das boas obras. A riqueza da inteligência deve servir-te como a de ouro; difunde em teu redor os benefícios da instrução, distribui aos teus irmãos os tesouros do amor, que eles frutificarão.

CHEVERUS
Bordeaux, 1861


O Evangelho Segundo o Espiritismo

Capítulo 16 - SERVIR A DEUS E A MAMON

Guardai-vos da Avareza

3 comentários:

Nando Damázio disse...

Cada vez melhor isso aqui, Carol, muito bom o texto, uma ótima reflexão sobre a avareza !!

Beijão pra você, minha querida !!

(Seu bannerzinho tá lá no meu cantinho !!) ;-)

Luiz Felipe disse...

Olá, Carol!
Carol, eu ñ te dou a menor chance?...rsrsrs. Meu Deus vcs são tudo de bom. A Adriana vai puxar sua orelha: " Que isso Carol, encostando o Luiz na parede e dando a maior cantada." rsrsrs
Desculpe pela minha regular ausência.
É que numa floresta, o sol desperta os pássaros mas, o brucutu aqui, haja dinamite!rsrsrs
Só o tempo pra acessar Pc, internet é que fica comprometido. Fora isto, eu agradeço tanto à Deus por esta vida. Valeu, Carol!
Um grande beijo pra vc e que Deus te ilumine cada vez mais!

PS: Descobri, que o Nando além de ser inteligente, gente super do bem, é rubro- negro. Yupiii, mengooo rsrsrsrs.
Um beijão pra Adriana, estou devendo um e-mail pra ela.

Carol disse...

Nandolã ♫♪
Vixe que eu fico bestinha contigo!!! Rsrs
Sempre deixado seu beijinho por aqui, vc já viu que Luiz ta querendo marcar contigo pra ir pra um Fla / Flu, vocês dois juntos no Maracanã vai ser uma bagunça só!
Beijo no seu coração!

Luiz ♪♫
Que saudade de tu, que bom vc aqui!
Mas Tu não deixa mem uma mensagem pra eu colocar na Oficina, sem chance pra mim!!!
Estou muito contente em receber noticias suas meu irmão, ficamos torcendo pra que a tempestade passasse rápido.
Já agitei com o Nando uma tarde Flamengueiro, boa sorte pra vcs!!!
Não some não tá! Manda noticia sempre!
Fique com Deus!