VAZIO EXISTENCIAL


É o vazio espiritual, é o vazio na vida. Quem somos? A que viemos? Para onde vamos? Todos desejamos intensamente encontrar um sentido para a vida e ficamos felizes quando constatamos que estamos a caminho dele, que vamos encontrar as respostas. Várias pesquisas comprovam que a falta de significado para a vida, a sensação de vazio e o desconhecimento da razão existencial são os mais angustiantes sentimentos do homem moderno. A maioria de nós é prisioneira da dimensão física; ainda somos conduzidos pelo aspecto psíquico-afetivo, mas, na dimensão do espírito, somos inteiros, completos, jamais vazios. Nós não apenas existimos, mas exercemos influência sobre nossas vidas. Ignorar a dimensão transcendental é reducionismo. A origem da sensação de mal-estar, de incômodo e de insatisfação está na falta de algo que desconhecemos e na crença de que a vida está desprovida de significado.

Em vez de permitir que alguém nos use e que vá além do razoável, magoando-nos de forma constante, estabeleçamos limites e aprendamos a legitimar nossa dignidade pessoal. É preciso desenvolver a arte de amar a si mesmo, para que se possa amar melhor os outros, pois, em se tratando do campo do sentimento, urge a necessidade de delimitar fronteiras e de jamais anular a própria identidade. Imolar-se em nome do amor, sendo massacrado emocionalmente por alguém simplesmente para manter um relacionamento destrutivo, é sinal de que se está amando a pessoa errada e de forma errada. Amar não significa sofrer.

Quando encaramos de forma tranqüila a sensação de fragilidade que nos invade de tempos em tempos, é porque nos conscientizamos de que ela faz parte da condição humana. Quando a admitimos em nossa constituição Íntima, não temos mais a pretensão de sermos invulneráveis e fortes em todas as circunstâncias da vida. Só aceitando nossa fragilidade é que encontraremos estabilidade interior. Encarar os pontos fracos não é se conformar com eles, mas mapeá-los e discernir a razão que os motivou. Alimentar a idéia de que somos super-homens é sustentar uma personalidade doentia. Nenhum ser humano é assim. Não precisamos nos mostrar "durões" e "formidáveis" o todo tempo. Isso é utopia.

3 comentários:

disse...

" Imolar-se em nome do amor, sendo massacrado emocionalmente por alguém simplesmente para manter um relacionamento destrutivo, é sinal de que se está amando a pessoa errada e de forma errada. Amar não significa sofrer. "

Carolzinha você simplesmente me deu a resposta para uma situação que estamos vivendo aqui em casa com minha filha Hevi. Ela está noiva de um rapaz, Rafael. Ela simplesmente está se anulando por causa desse amor, e de nada adianta falarmos, expor nossa tristeza de ver que ela está se afundando, Ele até que não é uma má pessoa, é do bem, mas é folgado demais, quer realizar um sonho em cima da fragilidade e bondade da Hevi.Está desempregado desde fevereiro, e até agora não move dedo para procurar um emprego e com seu próroio suor realizar seu sinho(ser pilôto de Helicôptero)nem sei se é assim que se escreve, já comente o fato com a Dri,minha filha até já levou ele em Casa de Alam Kardek que tem aqui em Campinas, maravilhosa,marca dia,hora para uma conversa com as pessoas e não vai, parece que tem algo que o impede, fora o gênio forte que tem, enfim penso que ele não quer ser ajudado. Mas esse texto veio de você como instrumento do Senhor. Quero pedir permissão a você e copiar para mandar para a Hevi. Carol, não quero terminar o relacionamento de minha filha, quero ajudar o Rafael a mudar, pois sei que ela o amo muito a ponto de estar se anulando e sustentando até financeiramente os caprichos dele.
Desculpa, por ter me alongado, mas é que hoje você conseguiu me dar a resposta que eu estava esperando.Desculpa pelo desabafo.
Beijos minha linda!
Estou preocupada com a Dri, está trabalhando demais...
Beijos em seu coração e obrigada!
Rô!

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

Anônimo disse...

comment1, gillian jacobs nude, 80138, jaime pressly nude, zsclxc, vanessa minnillo nude, 11267,