Entre os Romanos, as práticas de evocação estavam excessivamente disseminadas, e, depois da fundação do império, o povo depositava grande fé nos oráculos. As sibilas romanas, evocando os mortos, interrogavam os Espíritos e eram consultadas sem cessar pelos generais, e nenhum empreendimento mais ou menos importante era decido sem que se tivesse de tomar o conselho preliminar dessas sacerdotisas.



Na Gália, os Druidas se comunicavam com o mundo invisível, milhares de testemunhas o atestam. Evocavam-se os mortos nos recintos de pedra. As Druidesas transmitiam os oráculos. Vários autores relatam que Vercingétorix se entretinha com as almas dos heróis mortos pela pátria. Antes de sublevar a Gália contra César, ele se deteve na Ilha de Sena, antiga morada das Druidesas. Lá, um gênio lhe apareceu e lhe predisse sua derrota e seu martírio.


Entre os primeiros cristãos, nos Atos dos Apóstolos, encontram-se numerosas indicações quanto às comunicações com os espíritos dos mortos. São Paulo em sua primeira epístola aos Coríntios, descreve sob o nome de dons espirituais, todos os gêneros de mediunidade. Ele se declara diretamente instruído, pela Igreja de Jesus, na Verdade evangélica. Tributou-se, por vezes, essas inspirações aos maus Espíritos, à quem alguns chamavam de o Espírito de Píton: « Meus bons amigos, dizia João, não creiam em todos os espíritos, mas verifiquem se os espíritos são de Deus
Continua...

5 comentários:

disse...

Que trabalho lindo que estas a fazer Carol.
Eu também gosto desse tipo de estudo, estou fazendo assim, procurando, pesquizando e estudando a minha religião.
Beijinhos no coração, estou aguardando a continuação.
Fique em paz e na paz do Senhor!

Adriana disse...

Esse foi mais um post excelente, Carol!

Interessante, essa passagem dos druidas me chamou a atenção. O próprio Allan Kardec, ou melhor, Hippolyte-Leon Denizard Rivail, em uma encarnação anterior à que comumente conhecemos, foi um druida (sacerdote desta religião pagã, dos antigos povos celtas). Inclusive, o pseudônimo “Allan Kardec” veio daí, já que este teria sido seu nome quando foi um druida. Coincidência? Não creio...

Diz-se que Paulo de Tarso foi “médium” do próprio Jesus e que escreveu grande parte de suas epístolas inspirado pelo Mestre. Acredito plenamente nisso!...

Beijos!!!

Dulce Miller disse...

Também gostei Carol, são fatos que eu desconhecia!

Carol disse...

Rô... Eu quando idealizei o Blog tinha como intuito isso: aprender! Pode ter certeza que aprendo muito com os post’s.
Beijo lida, vou já lá na CASINHA DA VOVÓ.

Dri.. Essa informação sobre o Allan Kardec foi muito interessante,“merece um estudo aprofundado”, quero saber mais!

Adriana disse...

Carol,

Hehe. Já peguei um texto falando sobre Kardec e sua encarnação como um druida!... Acho que essa semana coloco lá no espírita, ok? Engraçado que eu já estava pesquisando sobre isso e "coincidentemente" vc colocou esse texto citando os druidas aqui, aí, eu corri para pesquisar mais! ;)

Muito bom! Tenho aprendido bastante aqui!

Beijos!!!