Toda religião, qualquer que seja o seu ponto de vista filosófico, ensina em primeiro lugar a lutar contra o próprio egoísmo e a servir os outros. Infelizmente, às vezes em nome da religião, pessoas se batem em vez de resolver os problemas. Todos os praticantes deveriam compreender que cada tradição religiosa reveste-se de um imenso valor intrínseco, pois ela permite alcançar saúde mental e espiritual.
Todas as religiões no mundo têm os mesmo ideais de amor, o mesmo desejo de atingir uma grande humanidade por intermédio de uma pratica espiritual e o mesmo desejo de ver seus adeptos se tornarem seres humanos melhores. O objetivo comum de todos os preceitos morais revelados pelos grandes mestres da humanidade é a generosidade.
Todas as religiões estão de acordo quando à necessidade de controlar o espírito indisciplinado que abriga o egoísmo e as raízes de todos os problemas. E cada uma delas, à sua maneira ensina um caminho que conduz a uma estado espiritual pacífico, disciplinado, ético e sábio, ajudando assim os seres vivos a evitar a miséria e a viverem felizes.
Por tais razões, sempre pensei que todas as religiões, fundamentadas, têm a mesma mensagem.
Cada um de nós, a nossa maneira, pode propagar a compaixão nos corações das pessoas. Em nossos dias, as civilizações ocidentais dão grande importância à prática de “encher” o cérebro humano com conhecimento, mas ninguém me parece preocupado em encher o coração humano de compaixão. E esse o verdadeiro papel da religião
Dalai Lama – Livro Princípios de Vida – por Bernad Baudouin
Marcadores: Dalai Lama, Religião
2 comentários:
Os homens é que deturpam as religiões, Carol! É uma pena...
Beijão
Olá querida!
Lindo texto Carol, gosto dos ensinamentos orientais, principalmente do Delai.
espero que tenhas um final de semna bem gostoso junto aos seus.
Fique com Deus e na sua paz!
Rô!
Postar um comentário